Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos – Projeto Africanidade

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PROJETO AFRICANIDADE APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE no. 15/2014

Apresentação

A formação continuada de professores e outros profissionais da educação que se encontra em serviço, bem como o de criar condições para a construção local de uma educação contextualizada de acordo com as especificidades de cada país ainda quando o objetivo do curso seja a especialização das pessoas que atuam com a educação de jovens e adultos – EJA, existe a intenção de que os conhecimentos e aprendizagens produzidos no processo da formação e seu produto final, possibilitem subsídios capazes de ajudar a reflexão sobre o “conceito de aprendizagem ao longo da vida estabelecido em Hamburgo como o conceito fundamental para o campo da educação” (Ireland: 2009, p.9) e sua incorporação à prática especialmente na América Latina e nos países Africanos, possibilitando repensar sobre o “sentido integrador da educação e do desenvolvimento centrado no ser humano” (Idem; p.10) para as necessárias intervenções e transformações. Para tanto essa proposta amplia os seus objetivos de formação e suas propostas de atividades respaldadas por objetivos específicos de natureza teórica, de natureza teórico-metodológica, de natureza empírica e de natureza intervencionista. Ampliar os fundamentos teóricos e práticos que permeiam os atuais conceitos de diversidade na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da aprendizagem e educação ao longo da vida. Analisar o que está e como está se revelando a EJA no âmbito conceitual e das realidades brasileira e africana no que tange as inovações/ tendências das políticas públicas globalizadas e nacionais, voltadas para a democratização do acesso ao conhecimento, a equidade e para o combate a exclusão das pessoas e Aprendentes jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Metas

  • Contribuir para formar 50 docentes no campo da EJA em Cabo Verde no intuito de fortalecer as ações e as atividades de formação, ensino, aprendizagem, investigação e intercâmbio acadêmico;
  • Colaborar na definição de políticas e estratégias de parcerias entre as universidades brasileiras e africanas com vista a ampliar o acesso e a inclusão dos estudantes e professores/profissionais nos programas de pós-graduação; fortalecer e consolidar as redes de investigação e de parcerias possibilitando a internacionalização dos estudos investigativos conjuntos e comparados.

Público-alvo

Educadores e outros profissionais que atuam no campo da Educação de Jovens e Adultos em Cabo Verde, portadores de Diploma do ensino superior em qualquer área do conhecimento.

CORPO DOCENTE

Edna Gusmão de Góes Brennand (DHP/CE)
Eládio José de Góes Brennand (DEMIE/CE)
Emilia Maria da Trindade Prestes (DHP/CE)
Heldomiro Henrique Correia (MPGOA)
José Barbosa da Silva (DME/CE)
José Washington de Morais Medeiro (UEPB)
Mariano Castro Neto (DEC/CE)
Melissa Gusmão Ramos (CCJ)
Neroaldo Pontes de Azevedo (CCHL)
Roberto Veras de Oliveira (DCS/CCHL)
Timothy Denis Ireland (CE)