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PROBEX 2017: Oficinas Pedagógicas de Matemática - Formação e atuação docente

por Lebiam Tamar publicado 23/04/2018 20h31, última modificação 23/04/2018 20h31

Profª Coordenadora: Maria Alves de Azerêdo

Bolsista: Renata Suzana Ribeiro de Araújo

Professoras colaboradoras: Vilmara Luiza Almeida Cabral e Rogéria Gaudencio do Rego

 

O projeto Oficinas Pedagógicas de Matemática: formação e atuação docente constituiu-se em uma possibilidade real de contribuir na formação de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e de estudantes de Pedagogia. O tema ‘Oficinas pedagógicas’ se refere a uma perspectiva metodológica ativa, a qual exige o fazer e o experimentar, embasados em estudos e pesquisas sobre a Educação Matemática que apontam para um novo pensar-fazer sobre o ensino, sobre a própria Matemática e sobre o ensino de Matemática - significativo e eficaz em resposta às demandas postas atualmente. As oficinas contaram com as seguintes temáticas: A construção do conceito de Número e o Sistema de Numeração Decimal; Operações aritméticas – campo aditivo e campo multiplicativo (significados e procedimentos de cálculo); Números racionais – frações e decimais; Grandezas e Medidas – comprimento, massa e capacidade. Tratou-se de um projeto de extensão com abordagem qualitativa, buscando-se intervir no processo formativo de professores e alunos.

Embora o curso de Licenciatura em Pedagogia, especificamente do Campus I, ao longo das últimas décadas, tenha passado por reformulações, deixando de formar o especialista em educação, para contribuir na formação do Magistério na Educação Infantil e Ensino Fundamental, vemos que a carga horária destinada às disciplinas específicas sobre o ensino, ainda é inferior às demandas e até ao perfil assumido pelo próprio PPC do curso. Em relação ao ensino de Matemática, temos apenas uma disciplina com 60 horas oferecida no 6º período (manhã/tarde) e 7º período (noite), cuja ementa abrange conteúdo e metodologia voltados para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Diante desse quadro, esse projeto assumiu como objetivos contribuir com a formação dos professores da rede pública e com os alunos de Graduação em Pedagogia, da UFPB no sentido ampliarmos os processos formativos e promovermos diálogos entre esses dois atores do ensino de Matemática dos anos iniciais.

O projeto Oficinas Pedagógicas de Matemática – formação e atuação docente faz parte do Programa de Extensão da UFPB - PROBEX- Programa de Bolsas de Extensão, cuja responsabilidade foi contribuir para formação profissional dos graduandos, a partir de situações reais de formação docente, disponibilizado pelas atividades de extensão. O projeto teve ao total 9 (nove) oficinas, abrangendo o período de 25 de julho a 29 de novembro de 2017, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – LEPPI, Centro de Educação – CE, sendo um encontro quinzenal (às terças-feiras – das 19:00 às 21:30). Contamos com a participação inicial de 26 pessoas sendo 10 professores da Rede Municipal de João Pessoa atuantes na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e 16 alunos do curso de Pedagogia e Psicopedagogia da Universidade

Federal da Paraíba cursando entre o 1° e 9° período. Nos encontros foram realizadas palestras e oficinas pedagógicas ministradas pela Professora e Coordenadora do projeto Maria Alves de Azerêdo CE/DME, e pelas Professoras colaboradoras Vilmara Luíza Almeida Cabral – SEE/PB e PPGECEM/UEPB e Rogéria Gaudêncio do Rêgo – CCEN/DM.

Nas Oficinas foram abordados temas que vieram a ser discutidos por meio de situações-problemas através dos materiais didáticos, bem como os jogos matemáticos, desenvolvendo a construção da habilidade da ação docente, trazendo um novo pensar-fazer. Identificamos também a ampliação do conhecimento dos alunos em formação a respeito do conteúdo matemático, nem sempre explorado na sua formação básica.

Meses

CRONOGRAMA DAS OFICINAS

Responsáveis

Julho

  • Abertura do Processo Formativo - 25 de julho – terça-feira

Palestra: A Linguagem, a Matemática e a Linguagem Matemática: compreensão necessária para o contexto escolar

Maria Alves de Azerêdo – DME/CE

Maria Azerêdo e bolsista.

Agosto

  • Oficina Pedagógica 1 – 08 de agosto

Eixo Números e Operações (Sistema de Numeração) –

  • Oficina Pedagógica 2 – 22 de agosto

Eixo Números e Operações (Campo aditivo)

- Profª Maria Azerêdo

- Profª Maria Azerêdo

Setembro

  • Oficina Pedagógica 3 – 05 de setembro

Eixo Números e Operações (Campo multiplicativo)

  • Oficina Pedagógica 4 – 19 de setembro

Eixo Números e Operações (Frações e decimais)

- Profª Vilmara Luíza Cabral

- Profª Maria Azerêdo

Outubro

  • Oficina Pedagógica 5 – 03 de outubro

Eixo Números e Operações (Frações e decimais)

  • Oficina Pedagógica 6 – 17 de outubro

Eixo Grandezas e Medidas – Comprimento

 

- Profª Vilmara Luíza Cabral

- Profª Maria Azerêdo

Novembro

  • Oficina Pedagógica 7 – 7 de novembro

Grandezas e medidas - Massa e Capacidade

  • Encerramento – 21 de novembro

Partilha de aprendizagens e experiências; avaliação e entrega de certificados.

- Profª Rogéria Gaudencio do Rêgo

Todos os participantes.

Dezembro

Período para avaliação interna da equipe e elaboração do RELATÓRIO FINAL