Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > PIBIC/PIVIC: O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental

PIBIC/PIVIC: O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental

por Lebiam Tamar publicado 23/04/2018 20h49, última modificação 23/04/2018 20h49

Profª Coordenadora: Maria Alves de Azerêdo

O projeto de pesquisa O LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – PIBIC/PIVIC – UFPB tem como foco estudos sobre os processos de alfabetização matemática em contexto de letramento, abrangendo capacidades de leitura, escrita e o estabelecimento de relações lógicas envolvendo números e operações. Os resultados têm apontado que o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, ainda é muito baixo no que se refere às capacidades de leitura, interpretação e seleção de informações matemáticas adequadas, ao analisarem textos/suportes como um gráfico, uma receita, uma tabela.

Essa realidade nos revela que a ideia da aprendizagem de Matemática tomando por base o contexto de letramento ainda é muito incipiente, para não dizer ausente, em muitas experiências docentes. Os estudos sobre o letramento matemático receberam influência das investigações sobre o conceito de letramento em língua materna o qual sinaliza que o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética (alfabetização) deve ocorrer em contextos e práticas socioculturais, sendo carregadas de significado e sentido (letramento). No que se refere à Matemática, encontramos termos, como alfabetização matemática, numeramento e letramento matemático. O numeramento seria o termo usado na área de matemática que fizesse a correlação entre alfabetização e práticas sociais envolvendo conceitos e procedimentos matemáticos.

Neste projeto, utilizamos o conceito de letramento matemático por entendermos que há diferentes tipos de letramentos que abrangem diversas áreas. Assim, o letramento matemático amplia o conceito de alfabetização matemática (perspectiva mais interna à Matemática), trazendo para o interior das salas de aula situações reais de resolução de problemas, uso de instrumentos, de leitura e interpretação de textos (em calendários, anúncios, encartes, bulas, mapas, gráficos, jornais, livros, entre outros) que contextualizam os conteúdos de números, operações, geometria e grandezas e medidas.

Neste sentido, levantamos algumas indagações a serem respondidas sobre o ensino de Matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: como professores entendem o letramento matemático? Em que medida o letramento matemático vem ocorrendo nas aulas dos anos iniciais? O letramento é evidenciado de uma única forma ou em níveis e graus de abrangência? Como esse letramento é vivenciado nos diferentes anos (1º ao 3º)? Há diferenças? Em qual(is) eixo(s) da Matemática – números e operações, geometria, grandezas e medidas, educação estatística - o letramento está mais presente?

Temos a hipótese de que a compreensão sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais e sua efetiva realização, ainda estão perpassadas por uma desarticulação entre os conceitos matemáticos e seus usos em contextos sociais. No entanto, também consideramos que nos últimos anos, os professores de escolas públicas, ao vivenciarem processos de formação continuada embasados em abordagens voltadas ao letramento matemático, consolidaram aprendizagens relativas ao ensino de matemática mais contextualizado e significativo. Daí a necessidade de mensurarmos o alcance da concepção do letramento matemático no desenvolvimento do ensino de Matemática do Ciclo de alfabetização - 1º ao 3º ano.

Compreendendo que o ensino de Matemática precisa democratizar a aprendizagem de conceitos e procedimentos básicos, esse projeto tem como objetivo geral analisar os níveis de letramento matemático presentes nas práticas docentes, em turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, buscaremos trilhar a pesquisa nas seguintes direções: identificar concepções e práticas de professores sobre o ensino de Matemática e sobre o letramento matemático; mapear experiências docentes que indicam letramento matemático; identificar a articulação entre as orientações curriculares atuais e o trabalho realizado em sala de aula.

Para tanto, elaboramos dois planos de trabalho, cuja investigação está sendo realizada desde agosto de 2017:

1. Mapeando experiências pedagógicas baseadas no letramento matemático

2. Investigando níveis de letramento matemático

Por meio da pesquisa documental que “recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítico, ou seja, as fontes primárias” (SÁ-SILVA, ALMEIDA, GUINDANI, 2009, p. 6), esse projeto busca analisar o letramento matemático presente em práticas de professores, tendo como corpus da pesquisa relatos de experiência coletados pelo Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e Matemática da UFPB - NEALIM no ano de 2016, via a implementação do processo formativo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa no estado da Paraíba. Durante a formação, uma das atividades a serem realizadas pelos participantes, foi o Relato de Experiência na área de Matemática. Assim, o referido Núcleo conta, em seus arquivos, com um montante significativo de relatos escritos pelos por professores de diferentes cidades paraibanas sobre uma atividade ou sequência de atividades realizada em sua turma (1º, 2º ou 3º ano).

Esperamos que esse projeto sinalize pistas no sentido de compreendermos as ações e práticas docentes de professores dos anos iniciais, na área de Matemática, mapeando dificuldades enfrentadas e possibilidades didáticas, o que nos dará mais subsídios para pensarmos sua formação numa perspectiva de letramento matemático.