Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Laboratório de Robótica Educacional (EEBAS/CE)

Laboratório de Robótica Educacional (EEBAS/CE)

por Lebiam Tamar publicado 08/07/2019 12h41, última modificação 08/07/2019 12h41

Coordenadora: Profa. Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva (UFPB/CE/DHP)

Voluntários/as: Ana Raquel Dantas de Almeida; Raíza de Souza Braz; Filipi Augusto Batinga Simões; Karine Heloise Feliz de Sousa; Adriana Rame Correia Martins Barbosa.

Os primeiros experimentos de robótica educacional foram realizados pelo matemático Seymor Papert, na década de 1980, na Inglaterra e baseavam-se nos pressupostos epistemológicos construtivistas de Jean Piaget. De acordo seus percursores, os estudantes e a aprendizagem são o centro do processo pedagógico em ambientes de robótica educacional, que se desenvolve a partir da proposição de desafios cognitivos, envolvendo conhecimentos do currículo escolar, de pensamento computacional, mecânica e eletrônica, aplicados à solução de problemas reais.

Assim, o Laboratório de Robótica Educacional surge como uma ação de extensão universitária que tem como objetivo geral introduzir estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior em estudos sobre os conceitos básicos de robótica e de programação de computadores, articulando-os com o processo de ensino e aprendizagem do currículo escolar.

O projeto tem como público alvo professores e estudantes do 5o. ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFPB e graduandos/as das licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Computação desta Universidade. Trata-se de um conjunto de seis oficinas semanais, com duração de duas horas cada, realizadas no período de 02/05 a 07/06/2019, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares do Centro de Educação da UFPB.

As atividades são desenvolvidas a partir de orientações teóricas e técnicas aos participantes que, agrupados em equipes de quatro integrantes, discutem e dividem tarefas para a consecução dos desafios propostos. Como resultado principal, espera-se desenvolver conhecimentos e competências sobre como produzir e programar um protótipo de robô integrando os recursos aprendidos, habilitar os estudantes para o aprofundamento de estudos sobre o tema e à participação em projetos e/ou eventos nacionais e internacionais de robótica educacional.