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EducXperience

por Lebiam Tamar publicado 28/11/2018 15h29, última modificação 08/07/2019 12h35

Profª Coordenadora: Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva (CE/DHP)

A formação docente constitui-se como ponto de pauta permanente em qualquer política pública em educação e deve ser considerada como ação prioritária e urgente para que o alcance dos resultados e das metas estabelecidos para uma educação de qualidade. Entretanto, tal formação tem se configurado gradativamente como complexa por incorporar demandas sociais diversas, atribuídas às instituições de ensino. Assim, os desafios educacionais se ampliam. Um desses desafios é  a adequada integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, baseada em conhecimentos científicos e no desenvolvimento de competências técnicas e pedagógicas para o exercício da docência. 

Desse modo, o Projeto EducXperienceobjetiva promover a formação teórico-prática para a educação mediada por tecnologias digitais de graduandos (cursos de licenciatura da UFPB) e docentes em exercício (redes de ensino público e privado). As atividades propostas durante o projeto consistem da realização de workshops mensais, que abordam tendências atuais de aplicação das tecnologias digitais na educação. 

Os workshops têm como objetivo geral promover experiências de aplicação de tecnologias digitais na educação e serão desenvolvidos a partir de metodologias ativas de ensino, que propiciarão aos participantes o estudo das tecnologias digitais, a experimentação de práticas pedagógicas inovadoras e a formulação de situações didáticas aplicáveis em seus campos de estágio ou de atuação profissional.
Eles propõem aos participantes o desenvolvimento da autonomia intelectual e do protagonismo, entendendo-os  como sujeitos de seus processos de formação profissional e como gestores de percursos de aprendizagem.  

Em 2019, serão ofertados os workshops de: Pensamento computacional e criação de aplicativos; Realidade virtual na educaçãoRealidade aumentada na educação; Design for change; Robótica educacional; e Metodologias ativas e aprendizagem colaborativa.

Os procedimentos metodológicos dos workshops apresentam os temas abordados a partir de cinco estratégias didáticas: Descoberta; Experimentação; Simulação; Cocriação e Avaliação.

- Descoberta: Apresentação do tema aos participantes a partir da técnica de exposição oral apoiada por material multimídia, composto por textos, imagens e vídeos que abordam o conceito, as características e as aplicações da referida tecnologia digital em contextos educativos. 

- Experimentação: Desenvolvimento de um experimento relacionado com a produção de protótipos para a compreensão do conceito da tecnologia digital abordada;  

- Simulação: Realização de uma situação didática com os participantes do workshop, que demonstra um exemplo de aplicação da tecnologia digital abordada no processo de ensino e aprendizagem. 

- Cocriação: Trabalho colaborativo de pesquisa e de proposição por equipes de uma situação didática para execução em escolas de Educação Básica, Educação Superior, Educação Tecnológica, Educação Não-Fomal ou em qualquer espaço com finalidade educativa.

- Avaliação: Compartilhamento e discussão das ideias propostas por cada grupo de participantes com comentários e sugestões que possam contribuir para a melhor execução da situação didática formulada. 

Os workshops serão realizados no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (LEPPI), do Centro de Educação, da UFPB. Eles terão a carga horária total de 04 a 08 horas cada um. Serão abertas 30 vagas para participantes em cada workshop ofertado. Os participantes inscritos serão divididos em seis grupos, compostos por cinco integrantes, organizados para o trabalho colaborativo em mesas coletivas. As atividades propostas serão conduzidas pelas professoras coordenadora e ministrantes com a colaboração da equipe de estudantes extensionistas voluntários. 

Resultados esperados:
- Formação teórico-prática de graduandos/as e professores/as em exercício;
- Produção de 01 publicação anual (capítulo de livro ou artigo em periódico/evento acadêmico) sobre os resultados alcançados;
- Produção de conteúdos digitais para publicação no site do LEPPI (www.ce.ufpb.br/leppi): Planos de aula, Indicação de Aplicativos Educacionais e materiais didáticos variados.
- Implementação de casos de sucesso no uso das tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada ou robótica educacional em instituições educativas na cidade de João Pessoa.