Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vagas para integrar o Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais - GPEMAIS.

Aberta vagas para o Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais - GPEMAIS. Venha integrar nossa equipe!
publicado: 09/07/2019 23h13, última modificação: 25/08/2022 17h35

Estimados(as) estudantes,

Convido-os a participarem do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais - GPEMAIS.  Os encontros acontecem no LEPPI, a cada 15 dias, nas terças à tarde e conta com a coordenação de Maria Alves de Azerêdo e Francisca Terezinha Alves.

Em 2019, continuamos os estudos sobre o ensino de Matemática, organizado, agora no Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - GPEMAIS. Os objetivos deste grupo são:

• fomentar espaços de discussão, reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de matemática;
  • estimular e orientar a produção de pesquisas na área, abrangendo graduandos e pós-graduandos, professores da educação básica, bem como pesquisadores da universidade;

• contribuir com a formação de profissionais da educação básica ou daqueles que estão em formação inicial, com foco para a melhoria do ensino em redes públicas;

• possibilitar a criação de grupos colaborativos, entre pesquisadores da Universidade (docentes e estudantes) e professores de escolas públicas, proporcionando um espaço de aprendizagem e ensino para todos os participantes.

ORGANIZAÇÃO/PERÍODO

Para este ano, teremos 13 (treze) encontros presenciais com temáticas conduzidas pelos professores pesquisadores do GPEMAIS. Os encontros ocorrerão no período de junho a dezembro, às terças-feiras, no horário das 15:30 às 18:30.

LOCAL DOS ENCONTROS

LEPPI – Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, no CE – Campus I. Fica no bloco da Psicopedagogia  1º andar.

PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS

1º encontro - JUNHO - 18 de junho

Apresentação da proposta de trabalho aos participantes, com distribuição de textos e tarefas.

Temática 1: Formação de Professores que ensinam matemática

JULHO – 02, 16 e 30

Temática 2: Resolução de Problemas e Pensamento Algébrico

AGOSTO – 06 e 20

SETEMBRO 03 e 17

Temática 3: Operações aritméticas e registros de representação semiótica

OUTUBRO – 01 e 22

NOVEMBRO – 05 e 19

03 de DEZEMBRO – Avaliação das atividades realizadas no grupo e confraternização.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

O saber matemático tem importância capital no desenvolvimento e no uso das tecnologias, as quais têm funcionado como um fator importante no estabelecimento e na manutenção de desigualdades. A superação das desigualdades e o exercício pleno da autonomia  e da soberania exigem, portanto, a apropriação democrática dos conhecimentos matemáticos (Campos e Nunes, 1994)