Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Robótica Educacional vai à UFRN

Laboratório de Robótica Educacional vai à UFRN

publicado: 25/08/2022 18h20, última modificação: 30/08/2022 11h52

O projeto de extensão universitária "Laboratório de Robótica Educacional", que já existe há 3 anos, realizou nos dias 10 e 11 de junho e 19 e 20 de agosto de 2022 uma formação de seus docentes e discentes em parceria com a  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da participação de seus integrantes nos cursos Engemakers I e II, organizado pelo Prof. Dr. Fábio Meneghetti como atividade de extensão vinculada ao Laboratório de Controle, do CTE/UFRN (Sala 217).

A formação promovida tem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos com Arduíno por meio de experimentos práticos utilizando kits de Arduíno Uno, disponibilizados por empréstimo aos participantes dos cursos. Nossa equipe participou com o intuito de aprender noções básicas de Arduíno, que nos permitam planejar e propor aulas/experimentos de robótica educacional com baixo custo para professores e estudantes da Educação Básica.

A experiência foi muito valiosa academicamente para nós. Além de aprender sobre uma tecnologia mais acessível e de menor custo, compreender princípios e fundamentos científicos de outros campos de conhecimento (Computação e Automação) e realizar o intercâmbio de ideias e de saberes com engenheiros mecatrônicos ampliam a visão e concepção sobre como podemos realizar a formação de professores, crianças, adolescentes, jovens e futuros professores para pensar e integrar a tecnologia em processos educativos, de modo que, resulte em maior e melhor aprendizagem e possibilidade de intervenção ativa e propositiva na realidade em que vivem.

"Estamos sempre buscando aprender mais e desenvolver novas ideias. E, quando o assunto é educação e tecnologia, não pode ser diferente. Pensando nisso, buscamos sempre parcerias e trocas com outros pesquisadores, professores e instituições. [...] Aprender sobre Arduíno vai ampliar as possibilidades para o desenvolvimento de projetos de robótica educacional ainda mais acessíveis. Foi uma oportunidade de aprendizado sem igual. Nossos agradecimentos ao professor Fábio e à  sua equipe", afirmou a Profa. Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva, coordenadora do projeto Laboratório de Robótica Educacional.