Mural de Avisos

Entrevista

Espiritualidade e Saúde

Entrevista da Profª Drª Berta Lúcia Pinheiro Klüppel para a Revista Saúde é Vital, da Editora Abril, no mês de dezembro de 2013.

Diante de uma porção de evidências, a medicina reconhece que a espiritualidade ajuda a vencer e a prevenir doenças, acelera mesmo a recuperação e dá força para viver mais e melhor. Não é milagre! E a ciência já começa a explicar...

Ler entrevista completa.

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



LANÇAMENTO DE LIVRO

BUDISMO E FILOSOFIA

Budismo e Filosofia, pelo Prof. Dr. Deyve Redyson Melo dos Santos.

Dia 30/10/2013
Hora 20h
Evento Congresso ABHR
Local Casa da Cultura Japonesa FFLCH/USP

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



LANÇAMENTO DE LIVRO

CONHECIMENTO DE SI E DE DEUS

Conhecimento de Si e de Deus: dialética e hermenêutica nas confissões de Santo Agostinho, pela Profª Drª Suelma de Souza Moraes.

"A autora analisa em sua obra pensamentos que , segundo ela, são assimétricos, porém, se correspondem: o conhecimento de si e o conhecimento de Deus. No qual a palavra-chave é "identidade narrativa". E tudo sob o pano de fundo de "uma memória" que é descrita como "fundamentalmente reflexiva". O que a leva a definir como "uma análise de tensão" a relação existente entre a visão que o ser humano tem da consiência de si e a que ele tem de Deus. tensão que alcança toda sua plenitude na procura humana pela felicidade." Prof. Dr. Jorge Luis Gutiérrez

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



LANÇAMENTO DE LIVRO

EDITORA PAULINAS - SÃO PAULO/SP

O lançamento do livro da Professora Eunice Simões Lins Gomes, "Um baú de símbolos na sala de aula", aconteceu na Editora Paulinas em São Paulo/SP nos dias 22 e 23 de agosto de 2013.

Fundamentada nos estudos sobre a atividade da imaginação simbólica proposta por Gilbert Durand, esta obra traz um método didático-pedagógico que tem o intuito de explorar e motivar a imaginação dos educandos, a partir da utilização de um baú contendo objetos que suscitem sentidos simbólicos. Não por acaso o baú com o qual é desenvolvida a proposta também tem aqui um apelo simbólico, uma vez que considera que o universo do imaginário, pouco explorado na sala de aula, deve ser vigorosamente perseguido pelos professores, tal como em contos de piratas em busca do tesouro escondido.

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



AULA DE CAMPO INTERDISCIPLINAR

ESTAÇÃO CABO BRANCO - JOÃO PESSOA-PB

Aula de campo, no dia 16/08/2013, com os alunos do 6º período da disciplina Mitocrítica e Mitanálise, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Eunice Simões L. Gomes, na exposição “Egito sob o Olhar de Napoleão Bonaparte” exposta na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, em João Pessoa.

Das 35 peças exibidas, 21 fazem parte de “Description de l’Egypte”, coleção publicada em Paris entre 1809 e 1822, que descreve a expedição científica e militar liderada pelo general Napoleão Bonaparte àquele país do Oriente. A obra é reconhecida como o mais importante estudo erudito europeu do Egito antigo e moderno. Os livros acompanham 14 reproduções fotográficas das matrizes em cobre pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris.

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



SEMINÁRIO

IX Seminário de Psicologia & Senso Religioso.

O IX Seminário de Psicologia & Senso Religioso, abordando o tema da Morte, Religião e Psicologia, tem como finalidade promover um rico intercâmbio entre pesquisadores estrangeiros e nacionais em torno de temas relevantes e atuais, por meio de comunicações e debates que abordam os aspectos positivos e negativos do confronto com a morte e a finitude, à medida que busca um diálogo entre diversos saberes psicológicos e sócio-culturais. O seminário também estimulará o desenvolvimento de mais pesquisas sobre tais temas, contando com a apresentação de conferências e mesas redondas proferidas por pesquisadores do GT de Psicologia e Religião (ANPEPP) e convidados nacionais e internacionais.

Organização: Thiago Antonio Avellar de Aquino (UFPB), Marta Helena de Freitas (UCB), Geraldo José de Paiva (USP). Contamos com sua participação.

Mais informações...

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



COLÓQUIO INTERNACIONAL

Da Evangelização da África à África evangelizadora

Este evento tem o apoio do PPGCR e é fruto de mais uma parceria de nosso Programa, através do Grupo de Pesquisa Raízes, com o Departamento de História da UNIFESP.

Data: 17 e 18 de Outubro de 2013
Local: Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Sessões Temáticas
a) Novas estratégias de missionação europeia na África
b) A documentação histórica dos arquivos missionários: possibilidades e problemas metodológicos
c) História Oral das Missões: pesquisas em torno das histórias de vida
d) Mediação missionária: interações entre missionários, povos e áreas de missão
e) Missões e redes econômicas em África: presença e intervenção das ações missionárias nos sistemas económicos dos países de missão
f) Missão inversa: a Cristianização da Europa
g) O Pentecostalismo global: missionários brasileiros em África
h) Novas modalidades de cristianismo em África: a reconversão dos modelos importados

Datas importantes:
Data para envio de propostas para outras Sessões temáticas: 15 de Março de 2013
Data para envio dos resumos das comunicações: 15 de Maio de 2013
Validação da comissão Científica: 3 de Junho de 2013
Línguas: inglês, francês, português.

As propostas de sessões temáticas e as propostas de comunicação devem ser enviadas para o seguinte e-mail: coloquio.missionacaoafrica2013@gmail.com

Mais informações...

Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões - PPGCR
Universidade Federal da Paraíba - UFPB



COLÓQUIO INTERNACIONAL

Interfaces do Imaginário: educação, psicologia, religião.

Neste evento, pretendemos reunir pesquisadores e interessados sobre o “Imaginário”, enquanto “faculdade de simbolização de onde todos os medos, todas as esperanças e seus frutos culturais jorram continuamente.”

De caráter multidisciplinar e interdisciplinar, a temática do imaginário se estende para várias abordagens científicas. Os três focos escolhidos como diretrizes do evento, quais sejam, “Educação”, “Psicologia” e “Religião”, podem se desdobrar para vários outros enfoques, como a arte, a literatura, a política etc. Portanto, haverá espaço para os múltiplos saberes e interesses de conhecimentos.

Organização: Profa Eunice (Lider do Gepai) e Profa Leyla (Vice Lider do Gepai). Contamos com sua participação.

Mais informações...

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



ENTREVISTA

CBN, a religiosidade, a modernidade e a Semana Santa

A professora, doutora e coordenadora do curso de Ciências da Religião da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fernanda Lemos, foi recebida, nesta quinta-feira (28), no programa CBN Cotidiano e falou sobre o tema ‘Religiosidade e Semana Santa à luz da ciência’.

No programa, ancorado pelo apresentador Bruno Filho, Fernanda falou sobre denominações religiosas, fez análises sobre a religiosidade na sociedade atual e respondeu a perguntas da produção, do apresentador e dos ouvintes.

Além de coordenar o curso de Ciências da Religião na UFPB, Fernanda Lemos também é membro da Associação Brasileira da História das Religiões (ABHR) e membro e presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE).

Ouvir a entrevista!

Universidade Federal da Paraíba - UFPB



ARTIGO

Artigo sobre o I ENPERFI veiculado na Revista NOTÍCIAS DA ÍNDIA

Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões - PPGCR
Universidade Federal da Paraíba - UFPB




Site em construção

Algumas áreas do site ainda encontram-se indisponíveis.
Coordenação do Curso de Ciências das Religiões UFPB/CE/CGCR



PÁGINA 02