Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Volta às aulas na Escola de Educação Básica

Volta às aulas na Escola de Educação Básica

publicado: 08/02/2021 18h02, última modificação: 08/02/2021 18h21

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Em 08 de fevereiro de 2021, o período letivo de 2021 inicia na Escola de Educação Básica da UFPB com atendimento a 223 estudantes, matriculados na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Em virtude da pandemia, as aulas seguem de forma remota.

Em entrevista à ASCOM, a Coordenadora Adjunta e Assistente Social Rayanna Mendonça, ao tratar da questão pedagógica, nos informa que “Os Guias de Vivências e Orientações às famílias foram as estratégias metodológicas adotadas pela EEBAS no início da Pandemia para apoiar às famílias.  No decorrer do ano letivo, a partir do acompanhamento do desenvolvimento da Pandemia reformulamos as nossas propostas Pedagógicas e adotamos o início de atividades síncronas com aulas virtuais através da ferramenta Google Meet e atividades assíncronas com o uso da plataforma Google CLASSROON, utilizamos ainda o livro didático. Para Educação Infantil, entregamos ALMANAQUES às famílias junto com os materiais físicos (papel, cola, barbante, dentre outros) para efetivação das atividades propostas no Almanaque. Iniciamos 2021 com a mesma proposta que terminamos 2020. Os Guias de Orientações e Vivências serão destinados às turminhas que ingressam agora na Educação Infantil III, nas quais as crianças estão tendo o primeiro contato com a Escola. Para os demais estudantes, seguiremos com a programação Pedagógica de aulas síncronas e assíncronas.”

Alunos e familiares podem ter acesso às orientações de acompanhamento dos estudos por meio do site da EEBAS.

Com foco no retorno presencial, a Escola compôs uma Comissão de Biossegurança, com representantes Docentes, Técnicos Administrativos e familiares, e em conjunto com a Comissão da UFPB estudarão estratégias para um futuro retorno em formato híbrido, sem desconsiderar a realidade pandêmica da Região. O retorno não tem data prevista. Como defende a Assistente Social Rayanna “o importante agora é resguardar a vida das nossas crianças, profissionais, familiares e comunidade”.

A EEBAS funciona nos turnos manhã e tarde e adota - como processo seletivo para ingresso de novos estudantes - o Edital de seleção, culminando em sorteio público das vagas disponíveis. O edital é lançado anualmente.

Para conhecer melhor a Escola de Educação Básica, visite o site www.ce.ufpb.br/eebas.