Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Educação e PPGE promovem IV Seminário da Linha de Políticas Educacionais

O SELPE ocorrerá de 07 a 09 de novembro.
publicado: 06/11/2017 08h55, última modificação: 06/11/2017 09h03

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia, no período de 7 a 9 de novembro no Campus I, o “IV Seminário da Linha de Pesquisa Políticas Educacionais”, promovido pelo Centro de Educação (CE) por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

O seminário que tem como tema “Políticas Educacionais em Tempos de Golpe: retrocessos e resistências”. Objetiva unir professores, graduandos, mestrandos e doutorandos em Educação e áreas afins, buscando socializar preocupações e debater questões atuais vinculadas à linha de pesquisa, bem como sobre o que está acontecendo no país ameaçando assim a educação.

A programação do primeiro dia terá o credenciamento a partir das 14h, e o Momento Cultural programado para às16h. Na quarta-feira (8) serão realizadas mesas-redondas, comunicações orais e lançamentos de livros. Dentre as atividades programadas estão as seis mesas-redondas com o objetivo de fundamentar a ação política e intelectual e investigativa daqueles que querem construir coletivamente alternativas e estratégias de luta.

O destaque fica por conta da homenagem ao professor Dermeval Saviani. O professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) participa da mesa1, a partir das 19h30, no auditório da Reitoria, com o tema: “Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e resistências”.

Os debates nos dias 8 e 9 de novembro serão compostos por cinco mesas-redondas que irão abordar os seguintes temas: Análise da conjuntura - a voz das entidades educacionais; A contrarreforma educacional: os impactos no currículo e na formação de professores; Cultura de avaliação e os impactos na produção do conhecimento, na formação do professor e no cotidiano da escola; BNCC e a relação público e privado e Escola sem mordaça e as formas de resistência.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB-JP) apoiam este evento que é realizado pelo Centro de Educação (CE).

O seminário vai oferecer cinco grupos de trabalhos. Entre os temas abordados estão: Direitos Humanos, inclusão e diversidade na escola; Políticas de Currículo; Gestão Escolar; Formação de Professores e Política Educacional, Formação Docente e Pedagogias Emancipatórias Para a Infância.

Poderão submeter trabalhos os estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes e outros com interesse na temática do evento até sexta-feira (3).

Outras informações e inscrições do seminário pelo e-mail: politicaseducacionais.ppge@gmail.com (link sends e-mail) ou no endereço eletrônico www.selpe.clivre.com.br (link is external).

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo