Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Resultados EducXperience 2018

Resultados EducXperience 2018

publicado: 03/12/2018 11h51, última modificação: 03/12/2018 11h51

O EducXperience 2018 encerra sua edição realizando a formação de 62 graduandos/as e professores/as para a integração das tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Robótica Educacional no processo de ensino e aprendizagem em instituições educativas públicas e privadas na Paraíba.

Em  termos  de  resultados  qualitativos,  destacamos  o  desenvolvimento  de  saberes e de competências teórico-práticas para aplicar essas tecnologias digitais na  educação.  Três  principais  resultados  merecem  destaque  pela  sua  recorrência  na  resposta dos participantes ao questionário de avaliação dos  workshops, quais sejam:
(1) a relação direta entre teoria e prática; (2) o desenvolvimento da compreensão de  possibilidades  reais  de  aplicação  das  tecnologias  digitais  em  uma  aula  a  partir  da  experiência  vivida;  e,  (3)  a  elaboração  de  propostas  de  situações  didáticas  contextualizadas e exequíveis para as instituições de ensino nas quais estão inseridos.

Ao  compreender os princípios de funcionamento das tecnologias abordadas a  partir  de  experimentos  concretos  realizados  nos  workshops,  os/as  participantes  do  EducXperience  desmistificaram  preconceitos  e  temores  relacionados  com  as  tecnologias  digitais. Eles/as se descobriram capazes, inclusive, de criá-las juntamente  com  seus/suas  estudantes.  Essas  experiências  retiraram-nos/as  do  local  de  usuários/as  e os/as  colocaram  na condição de pensadores/as  e de produtores/as  de  tecnologias.  Isso  pode  mudar  a  forma  como  esses/as  professores/as  e seus/suas estudantes passarão  a compreender o papel que essas tecnologias podem ocupar no  processo de ensino e aprendizagem  e nas relações sociais. E  assim, elas  deixam de  ser  apenas  adereços  para  a  modernização  ou  motivação  das  aulas  e  tornam-se instrumentos mediadores da capacidade  humana  de pensar,  de aprender  e de agir no  mundo.  É  para  isso  que  as  tecnologias  digitais  devem  servir  quando  ocuparem  os  espaços  escolares.  Elas  precisam  permitir  a  ampliação  do  potencial  pedagógico  das  instituições e das pessoas.

Você é nosso convidado/a para participa dos workshops do EducXperience 2019! Junte-se a nós!

Informações:
www.ce.ufpb.br/leppi/