Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > MOÇÃO DE APOIO DO CONSELHO DE CENTRO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AO NIPAM
conteúdo

Notícias

MOÇÃO DE APOIO DO CONSELHO DE CENTRO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AO NIPAM

publicado: 22/07/2020 13h55, última modificação: 22/07/2020 13h55

     O Conselho de Centro do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, em reunião ordinária datada de 15 de julho de 2020, por maioria de votos, vem a público manifestar apoio ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero - NIPAM contra os ataques proferidos pela Sra. Lourdes Rumanelly Mendes dos Reis em vídeo publicado nas redes sociais. Além do ataque direto às ações do NIPAM, a Sra. Rumanelly Reis proferiu discurso de caráter preconceituoso, discriminatório e difamatório contra as pessoas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais). No mesmo vídeo, também faz ataque ao curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB, ao afirmar que o curso utiliza materiais didáticos para “doutrinar” os(as) pedagogos(as) no que se refere às questões de gênero e sexualidade.

     Nesse ponto, o Conselho de Centro esclarece que além de equivocada e preconceituosa, a fala da referida senhora falta com a verdade, pois desconsidera que, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, um dos princípios que orienta o ensino brasileiro é o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, princípio este que norteia o Curso de Pedagogia e demais cursos do Centro de Educação. Ademais, o curso de Pedagogia tem como objetivos, dentre outros, formar profissionais para “atuar com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária” e capazes de “demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, orientações sexuais, entre outras”.

     Nesse sentido, O Conselho de Centro do Centro de Educação da UFPB repudia quaisquer atos que ataquem os direitos e a diversidade humana, sob todos os aspectos. Ao tempo em que expressa seu apoio ao NIPAM - Núcleo vinculado ao Centro de Educação e que tem trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente no campo dos estudos sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero - este Conselho reafirma sua luta pelos valores democráticos, pela diversidade humana e pela promoção de relações sociais justas e respeitosas. 



Conselho de Centro do Centro de Educação

17 de julho de 2020