Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Famílias Brincantes: Brinquedoteca do Centro de Educação da UFPB lança guia de brincadeiras para as famílias

publicado: 09/04/2020 12h00, última modificação: 09/04/2020 12h01

No cenário de enfrentamento à pandemia causada pelo Coronavírus, a medida de distanciamento social implicou a suspensão de atividades nos diversos espaços educacionais que as crianças frequentam, o que vem requerendo das famílias adaptações em seu cotidiano. Para atender a essa demanda e visando auxiliar às famílias usuárias da Brinquedoteca do CE, os estudantes extensionistas vinculados ao Projeto FLUEX Voluntariado e tutoria entre pares na Brinquedoteca: ampliando contextos de formação docente, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Falcão, docente do Departamento de Fundamentação da Educação, elaboraram o Guia Famílias Brincantes com atividades e brincadeiras para incentivar as famílias a brincarem em casa. Este material está publicado na íntegra no site do Centro de Educação/UFPB (ce.ufpb.br).

“Em relação às crianças, muito tem sido falado sobre ocupa-las, preencher seu tempo, manter a rotina de estudos... Mas, qual o limite dessas exigências?” questiona a professora Maria Teresa Falcão, docente do Departamento de Fundamentação da Educação e Vice-coordenadora da Brinquedoteca do CE, e continua: “Precisamos estar atentos em relação a essas redobradas cobranças e exigências feitas às famílias para não gerar mais sobrecarga do que auxílio!”.

A docente alerta para ampliarmos nosso olhar: “Cada vez mais, necessitamos brincar! Em tempos do necessário distanciamento social, estamos todos ávidos por interação, por ludicidade e toda a abertura de possibilidades para imaginar, sorrir, dançar, construir, cantar, criar, aprender e tantas outras experiências que o brincar potencializa! E nesse cenário, não se deve pensar apenas em ocupar o tempo das crianças, é a nossa humanidade que precisa ser cuidada! E nada melhor que brincarmos juntos, brincar em família!”.

O projeto está sendo desenvolvido por estudantes de diversas licenciaturas (Pedagogia, Pedagogia do Campo, Psicopedagogia, Letras, Dança, Ciências Biológicas) que foram orientados a pesquisar brincadeiras, elaboraram categorias, textos descritivos, investigaram/ listaram fontes de consulta indicadas no material e trabalharam na diagramação do guia. Todo o trabalho contou com a revisão de um grupo de professoras do Departamento de Fundamentação da Educação e do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação, que são colaboradoras do projeto.

Em um quase manifesto para promover o brincar, Maria Teresa conclui na abertura do guia: “Esperamos contribuir com a vivência de dias melhores, com mais interação, brincadeiras, afeto e cuidado às crianças! Por famílias brincantes, construindo coletivamente uma sociedade com mais humanidade!”.

Clicando aqui você baixa o guia completo!