Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Direção do CE informa Comunidade Acadêmica sobre avanços e expectativas

Direção do CE informa Comunidade Acadêmica sobre avanços e expectativas

O Centro de Educação recebe feras e veteranos com novidades em novo período letivo.
publicado: 17/07/2017 18h05, última modificação: 17/07/2017 18h07
À Comunidade Acadêmica do Centro de Educação

A Universidade pública no Brasil passa por um dos seus momentos mais críticos, com o maior corte orçamentário dos últimos anos. Essa situação não está desassociada da grave crise política e econômica que vive o país, crise essa que atinge diversos setores do Estado e da sociedade brasileira, requerendo de todos nós ações de resistência e de criatividade no enfrentamento desses “tempos sombrios”. Neste sentido, a atuação da Universidade pública precisa acompanhar o duplo movimento de resistência e proposição criativa.
O Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba caminha nessa direção, procurando desempenhar um papel protagonista na UFPB e no cenário regional e nacional. No último semestre sediamos diversos eventos de dimensão regional (como o Colóquio da área de Fundamentos da Educação e o Encontro de Educação do Campo), nacional (ANPAE) e Internacional (Congresso de Educação Comparada). Após quatro meses de trabalho, o Conselho de Centro aprovou o relatório da Comissão dos Espaços do CE que irá reestruturar os nossos espaços a partir de critérios objetivos e transparentes. Com baixo custo, a reestruturação garantirá a abertura de mais três salas de aula e dois laboratórios: o de Arte e Ludicidade e o  Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. A previsão é que a inauguração seja ainda no semestre em curso, possibilitando uma melhoria na qualidade da formação dos estudantes de todo o Centro de Educação.

As mudanças já estão em curso. Ações como a reforma do auditório da Escola de Educação Básica, o bicicletário do CE, ampliação da biblioteca setorial, a modernização do laboratório das pós-graduações e a reforma completa dos banheiros localizados nos ambientes dos docentes já estão encaminhadas. Hoje, dia 17 de julho, tivemos a inauguração do Parklet, um espaço de convivência e troca de saberes, com a atuação de servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes da Psicopedagogia. Temos ainda a meta, nesse semestre, de reforma da Brinquedoteca, reorganização dos espaços de convivência do Centro de Educação, reelaboração do Regimento do CE, melhoria da internet com instalação de redes sem fio, ações de internacionalização e oferta de cursos de pós-graduação em parceria com as redes municipais e estadual de Educação de nosso Estado.

Todas essas ações tem um objetivo central. Qualificar ainda mais a formação oferecida no Centro de Educação, firmando nossa atuação protagonista na Universidade e fora dela. Em momentos de crise, precisamos intensificar nosso diálogo com a sociedade, inserindo o CE no cenário de desenvolvimento da educação em nosso Estado. Cada professora e professor, cada servidora e servidor técnico-administrativo e cada estudante do CE faz parte dessa história em construção. Desejamos um bom início de semestre e que a resistência e a atuação comprometida/criativa sejam a marca de nosso trabalho.

Wilson Aragão e Swamy Soares
Direção do Centro de Educação