Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mensagem à Comunidade Acadêmica do Centro de Educação

Mensagem à Comunidade Acadêmica do Centro de Educação

Mensagem de Fim de Ano.
publicado: 28/12/2017 17h55, última modificação: 28/12/2017 17h58

Iniciamos nossa mensagem de fim de ano agradecendo afetuosamente cada pessoa que diariamente constrói o Centro de Educação. Parafraseando Guimarães Rosa, a vida que esquenta e esfria, aperta e afrouxa, sossega e depois desinquieta, requer de cada um de nós coragem. O ano de 2017 se configurou como um dos mais difíceis nos últimos anos para as universidade brasileiras. Os cortes orçamentários realizados pelo governo federal e as recentes atuações midiáticas contra as Universidades públicas nos colocam no desafio de resistir e, ao mesmo tempo, inovar no campo da administração pública. No Centro de Educação, procuramos avançar mesmo nesse cenário difícil. Ações como a reestruturação dos espaços do CE, a criação de novos laboratórios como o LEPPI, a reforma dos banheiros dos ambientnes dos professores e professoras, a reforma e ampliação da biblioteca setorial, criação do bicicletário, dentre outras, contribuíram com os avanços requeridos.

No campo acadêmico, destacamos o apoio aos Programas de pós-graduação, a atuação das assessorias de extensão e graduação, o início da reforma do Regimento do CE, a consolidação de mais um curso de graduação (Pedagogia Bilíngue), e o apoio à institucionalização dos Núcleos vinculados ao Centro de Educação. Iniciamos também, junto com o Departamento de Psicopedagogia, a constituição de um espaço de atendimento aos estudantes do CE, que deverá iniciar suas atividades em 2018. Foi um ano de amplo diálogo com setores da sociedade política e civil de nosso Estado, a começar pelo franco debate com o poder legislativo de João Pessoa que contribuiu para que projetos como o “Escola sem partido” fossem rejeitados pelas instâncias da Câmara.

As dificuldades nos mostram, da mesma forma, as possibilidades de superação. Sabemos dos problemas que encontraremos em 2018, mas ao mesmo tempo temos a certeza de que o trabalho conjunto, o diálogo franco e o apoio fraterno constroem pontes para o que queremos ser e estruturas sólidas para aquilo que somos. Juntos, iremos consolidar as ações do Centro de Educação no cenário local, regional, nacional e internacional, com o objetivo de formar profissionais, desenvolver pesquisa, extensão e ações de inovação.

Desejamos à toda comunidade acadêmica do Centro de Educação um fim de ano com saúde e tranquilidade. Serenando ao final de 2017, vamos começar 2018 com forças renovadas; equilibrando sabedoria com vigor, paciência com obstinação, resistência com criatividade.

Um afetuoso abraço,

Wilson Aragão e Swamy Soares