Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 1ª Mostra Contar e Cantar Histórias estreia com apresentações on-line gratuitas
conteúdo

Notícias

1ª Mostra Contar e Cantar Histórias estreia com apresentações on-line gratuitas

publicado: 15/12/2021 17h06, última modificação: 15/12/2021 17h06

A “1ª Mostra Contar e Cantar Histórias” acontece de 16 a 20 de dezembro, sempre às 16h, tem formato on-line com apresentações na página do Instagram @contarecantarhistorias e é organizada pelo grupo de pesquisa “Contar e cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância”, criado no curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). 

O projeto de extensão chamado Probex (Programa de Bolsas de Extensão) do Centro de Educação tem coordenação da Professora Dra. Aparecida Valentim e é formado pelas contadoras de histórias Ana Roberta e Luana Costa, pelo contador Lucas Chavez (que ainda contou a com participação de Cizou Silva na rabeca da sua trilha sonora) e tem a orientação cênica do pesquisador bolsista Geibson Nanes e a comunicação de Carolina Stella.  

A programação convida as diversas gerações para assistirem juntas a programação, que apresenta as histórias: “O pequeno príncipe preto” da obra de Rodrigo França, “A árvore generosa” de Shel Silverstein, “O velho, o menino e o burro” de Ruth Rocha e “O sapateiro e os anõezinhos” de Bía Bedran. 

A curadoria das histórias mirou no diálogo das estruturas narrativas com o processo criativo de cada integrante. “O grupo de pesquisa passou por diversos momentos: estudos teóricos, seleção de leituras, investigação de processo criativo… Ah! Importante também destacar o trabalho para uma composição de identidade dessa contadora ou contador e de seus personagens", ilustra Geibson sobre as experimentações criadas durante o ano.

A Mostra também homenageia em sua abertura (dia 16) a vida de Toni Edson, contador de histórias, professor, ator, compositor e militante. No mesmo dia é possível conversar com as contadoras e o contador de histórias ao vivo e saber mais sobre suas redes de criação, os ensaios e estudos sobre as tantas potências da contação de histórias. 

Estreando a Mostra, Ana Roberta conta “O pequeno príncipe preto”. “A narrativa dessa história me remete aos meus traços, a minha cor e aos meus fios crespos. Saliento que, durante os ensaios e a apresentação, ao pronunciar a palavra ‘ancestralidade’ sinto ecoar a força, a sabedoria e a união dos sujeitos pretos que vivem espalhados por este infinito universo”, fala emocionada.

A contadora também apresenta “O sapateiro e os anõezinhos” e afirma que a trama chama sua atenção de maneira especial, pois “traz as figuras do sapateiro e da costureira que são responsáveis por exercerem dois ofícios muito populares. A história é sobre um sapateiro que está enfrentando uma crise financeira e que tem apenas um único pedaço de couro para fazer um par de sapatos.”, comenta animada sem revelar nada mais. 

 

"1ª Mostra Contar e Cantar Histórias”  
Classificação: livre. Grátis. 

As apresentações acontecem na página do Instagram @contarecantarhistorias
Sempre às 16h. 

16/12 (quinta) Abertura: Geibson Nanes apresenta contadores e homenageia Toni Edson

17/12 (sexta) Ana Roberta conta “O pequeno príncipe preto”
18/12 (sábado) Luana Costa conta “A árvore generosa”

19/12 (domingo) Lucas Chavez conta “O velho, o menino e o burro” 

20/12 (segunda) Ana Roberta conta “O sapateiro e os anõezinhos” 

 

Ficha técnica 

Coordenação e curadoria: Aparecida Valentim

Contação de histórias: Ana Roberta, Luana Costa e Lucas Chavez 

Orientação cênica: Geibson Nanes

Comunicação: Carolina Stella

Agradecimentos: Rayanne Pinheiro, Profas. Dras. Maria Claurênia Abreu Silveira, Teresa Falcão e Soraya Maria Barros de Almeida Brandão, Grupo ContAção de Histórias, Brinquedoteca do CE (Centro de Educação), Probex (Programa de Bolsas de Extensão) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba).   

 

Sobre o grupo 

Ana Roberta é licencianda em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e conta histórias desde 2018, quando também iniciou o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Já como pesquisadora bolsista no PRP (Programa de Residência Pedagógica) fez da contação parte do processo de alfabetização e letramento. Atualmente é pesquisadora voluntária do Probex (Programa de Bolsas de Extensão) no projeto “Contar e Cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância”.

Aparecida Valentim é Professora Doutora do Departamento de Educação do Campo, do CE (Centro de Educação) da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), no curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo e coordenadora do Probex (Programa de Bolsas de Extensão) no projeto “Contar e Cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância”.

Carolina Stella é licencianda em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), é pesquisadora bolsista do Prolicen (Programa de Licenciatura) e voluntária Probex (Programa de Bolsas de Extensão) no projeto “Contar e Cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância”. Também tem formação em Comunicação Social pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) com especialização em Práticas Artísticas pela Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) e por mais de 10 anos coordenou oficinas de comunicação popular e práticas artísticas para assistentes sociais e população de rua.

Geibson Nanes cursou Licenciatura em Teatro pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), é licenciando em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo pela mesma instituição e pesquisador bolsista Probex (Programa de Bolsas de Extensão) no projeto “Contar e Cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância”. Fundador do coletivo Mão na Caixa, desde 2014 se dedica a experimentos do teatro de formas animadas e se destacou  com os espetáculos “Rasga-mortalha” (2017) e “Pesadelo” (2020). 

Luana Costa é licencianda em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e pesquisadora voluntária Probex (Programa de Bolsas de Extensão) no projeto “Contar e Cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância”. É uma das fundadoras da Cia. de Teatro Popular Parambuco que entre Pernambuco e Paraíba apresenta espetáculos de contação de histórias e do teatro de mamulengos para públicos de todas as idades e em espaços da educação formal e informal. 

Lucas Chavez é licenciando em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e pesquisador voluntário Probex (Programa de Bolsas de Extensão) no projeto “Contar e Cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância”. É um dos fundadores da Cia. de Teatro Popular Parambuco que entre Pernambuco e Paraíba apresenta espetáculos de contação de histórias e do teatro de mamulengos para públicos de todas as idades e em espaços da educação formal e informal. 

 

Contato
Instagram @contarecantarhistorias
E-mail aparecida.valentim@gmail.com