Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > LOGOCINE - Inclusão Social e Sentido de Vida

LOGOCINE - Inclusão Social e Sentido de Vida

publicado: 13/10/2022 11h42, última modificação: 13/10/2022 11h46

O projeto tem por objetivo promover o LOGOCINE a fim de abordar temáticas referentes à inclusão social, diversidade, empatia, comportamentos prossociais, regulação das emoções e sentido de vida para as crianças usuárias da Brinquedoteca do CE. Especificamente, busca-se:

1) Promover reuniões/cursos formativos com o corpo docente e estudantes com interesse em aprofundar os conhecimentos acerca da infância, ludicidade, inclusão social e sentido de vida;

2) Conhecer a compreensão que as crianças apresentam acerca das temáticas que serão abordadas no LOGOCINE (inclusão social, diversidade, empatia, comportamentos prossociais, regulação das emoções e sentido de vida);

3) Transmitir vídeos de curta-metragem e cenas de filmes infantis que incitem a reflexão das temáticas abordadas e incentivem os comportamentos prossociais, a empatia, o sentido de vida e a compreensão e regulação das emoções;

4) Após a realização das atividades, avaliar as concepções das habilidades das crianças participantes, comparando-os com quando ingressaram no projeto, avaliando o impacto da intervenção;

5) Documentar e divulgar entre as partes interessadas os resultados da execução do projeto.

As ações do Projeto de Extensão serão desenvolvidas na Brinquedoteca do CE. Participarão 30 crianças, com idade compreendida entre 3 e 10 anos. As atividades serão realizadas com a frequência quinzenal, abarcando os três turnos de funcionamento do setor: manhã, tarde e noite.

O presente projeto irá se desenvolver por meio de três momentos-chave: (1) o primeiro será de aferição da compreensão que as crianças possuem a respeito da inclusão, da diversidade, empatia, comportamentos prossociais e sentido de vida, utilizando os questionários bem como discussões no ambiente da Brinquedoteca; (2) o segundo momento consistirá na fase das intervenções, sendo elaboradas estratégias de desenvolvimento e aprendizagem, por meio dos vídeos que serão transmitidos como veículos-chave para a sensibilização e discussão das temáticas abordadas e, por fim, (3) procurar-se-á conhecer em que medida as intervenções proporcionaram a conscientização e potencialização acerca das temáticas.

As atividades irão contemplar cenas de filmes infantis e vídeos de curta-metragem que trazem temáticas a respeito da inclusão social da pessoa com deficiência, dentro e fora do ambiente escolar, bem como a diversidade cultural, empatia, respeito e solidariedade. Além disso, os filmes também serão utilizados para trabalhar o reconhecimento das emoções e a sua importância para o desenvolvimento psicossocial. Estima-se que por meio da intervenção, os participantes do projeto apresentem maior compreensão acerca da diversidade, apresentando assim maior respeito por si mesmo, suas características, identidades, bem como uma maior abertura ao outro, ao diferente, a partir de uma perspectiva de inclusão social, do exercício da empatia, solidariedade e relacionamentos interpessoais mais positivos, melhores índices de saúde mental, propósitos de vida mais claros, bem como mais comportamentos prossociais.

Além de poder trazer impactos para a formação dos discentes extensionistas, tanto nos aspectos teórico, quanto metodológico e profissional enquanto sujeitos críticos e participativos.

Participe!

Url da Acão:  https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/8439