Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Dia Nacional do(a) Pedagogo(a)

Dia Nacional do(a) Pedagogo(a)

Mensagem da Direção de Centro
publicado: 19/05/2021 21h46, última modificação: 19/05/2021 21h47

SAUDAÇÕES ÀS PEDAGOGAS E AOS PEDAGOGOS NO SEU DIA

20 de maio de 2021

É com entusiasmo que saudamos, como Direção do Centro de Educação, o Dia Nacional das Pedagogas e dos Pedagogos. Por força da Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff, foi instituído o Dia Nacional do Pedagogo, comemorado no dia 20 de maio.

A Pedagogia, como ciência da educação, exige uma formação específica, razão pela qual os Centros de Educação, notadamente das Universidades públicas brasileiras, fizeram história ao abraçarem esse campo de formação e de desenvolvimento profissional! Segundo dados do INEP, de 2019, possuímos, atualmente, 16 cursos presenciais de Pedagogia na Paraíba, contando com mais de 4.000 alunos matriculados, sendo que a maior parte deles nas Instituições públicas.

Nos cursos de Pedagogia do nosso Centro de Educação da UFPB, seja no curso de Licenciatura em Pedagogia presencial, no de Pedagogia à Distância, ou no de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, já formamos centenas de profissionais. São eles, em grande medida, os que assumem a educação do Estado. Esses profissionais trabalham na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo de forma qualificada nas diferentes modalidades da educação básica. Para além da atividade de ensino, exercem funções de coordenações pedagógicas de diversas etapas/níveis de ensino; de técnicos ou gestores nos sistemas educativos; de técnicos em assuntos educacionais na rede federal de ensino. Pedagogas e pedagogos fazem a diferença não apenas nas instituições escolares, mas coordenam processos educativos em instituições não escolares, públicas e privadas, nos movimentos sociais e organizações não governamentais da sociedade civil organizada.  Podemos citar como campos diversificados de atuação:  a pedagogia prisional, a pedagogia hospitalar, a pedagogia institucional, a pedagogia organizacional, a pedagogia jurídica. Além do mais, foram muitos os que seguiram a formação nos Programas de Pós-Graduação em Educação do CE. Muitos que fizeram mestrado e doutorado no CE hoje são docentes do ensino superior.

Assim, a/o pedagoga/o é o profissional que trabalha com a docência, a gestão, a coordenação pedagógica, o planejamento de políticas públicas; trabalha como pesquisadores/as, consultores/as pedagógicos e técnicos/as de órgãos públicos e privados, na área da comunicação, na produção de meios e ferramentas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais, entre outros!

Essa amplitude de espaços de inserção desse profissional, entre a atuação da/o pedagoga/o na escola ou fora desta, tem exigido discussões a respeito da sua identidade e formação! Formar o profissional da Pedagogia não é tarefa simples. As Universidades públicas têm nesse debate um papel preponderante, contribuindo para a compreensão da formação da/o pedagoga/o assentada em concepções teóricas e práticas intrinsecamente articuladas, combinando a sólida formação conceitual com as ações reflexivas no cotidiano, considerando as necessárias e adequadas condições de ensino e de aprendizagem. Nesse tempo pandêmico, em que o neoliberalismo e o negacionismo da ciência afloram no cerne das políticas públicas nacionais, queremos nos contrapor a qualquer tipo de reforma curricular do curso de Pedagogia que se alinhe a uma lógica de precarização de nossa formação e nossa profissão. Queremos uma reformulação curricular que afirme os princípios que duramente construíram os movimentos de educadoras/es que enfatizam a compreensão dos eixos da formação da/o pedagoga/o, articulando diferentes campos do conhecimento, considerando princípios democráticos, interdisciplinares e de contextualização no processo formativo. Parabéns a todos os professores e professoras do CE que formam as/os pedagogas/os do Campus I da UFPB, e a todos as/os docentes dos cursos de Pedagogia da Paraíba e do Brasil.

Nessas breves palavras alusivas a um pertinente elogio aos pedagogos/as pela passagem desse 20 de maio, reafirmamos nosso reconhecimento do poder transformador desse coletivo que lida com a educação, a formação e o desenvolvimento humano (em sentido amplo) das gerações! Esse é um importante momento para conclamar os/as pedagogos/as a não subdimensionarem o seu papel e o seu protagonismo nesse cenário tão adverso da educação em nosso país!

Por fim, em sintonia com Paulo Freire, nas comemorações do seu centenário, afirmamos a Pedagogia como campo profissional de resistência, criticidade e amorosidade. Paulo Freire nos convida a permanentemente nos reinventarmos, a nos transformarmos, transformando a educação e o mundo, sendo portadores da esperança.

Viva a Pedagoga! Viva o Pedagogo! Com esperança! Sempre!

Pelo reconhecimento profissional e pela valorização dos/as Pedagogos/as!

Gestão Adriana Diniz - Roberto Rondon